segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Feminilidade e Auto-Estima com a Dança do Ventre

Olá!!!
   Como vocês sabem eu sou bailarina e amante da Dança do Ventre! Então hoje vou falar um pouco mais da feminilidade dessa arte!
   Como muitas mulheres pensam: " A Dança do Ventre dá barriga." Sim, dá uma barriga sarada!rsrs
   Ao contrário do que muitas imaginam, a dança não deixa a barriga grande, o que provoca isto é a respiração errada e não o trabalho muscular, o que esculpe o corpo!
  

A dança do ventre contribui para as mulheres serem mais femininas e terem maior auto-estima juntamente com uma reflexão sobre a sua sensualidade.
   Mulheres, de todos os tamanhos, formas e cores, atualmente além dos adjetivos conhecidos, são classificadas com novos adjetivos, por exemplo: “alisadas”, “siliconadas”, “lipoaspiradas”, “recauchutadas”, etc. Estes adjetivos são conseqüências do mundo moderno e da forma como a mulher se coloca nele.
   As mulheres encontram-se em uma permanente insatisfação com seu corpo, em uma jornada dupla de mãe e executiva acabam perdendo-se na busca do corpo “ideal” e perdem também sua identidade.
   O corpo ideal é longilíneo, ou seja, alto, muito magro e com ausência de tecido adiposo,  encontra-se definido pelo  “impacto da boneca loura”: pele alva, cabelos loiros e bochechas
rosadas, na busca de serem  iguais à Gisele Bündchen as mulheres fazem sacrifícios e apelam até para
medidas drásticas e nocivas.
   A culminância deste processo é um ideal andrógeno, que não valoriza as formas femininas e faz com que as mulheres, se conseguirem seu intento fiquem todas iguais: sem identidade.
   A dança do ventre remete a véus, movimentos ondulados, sensualidade e mulheres.
   A dança do ventre surge em várias culturas, há indícios de que possa ter surgido no antigo Egito por volta de 7.000 a.C, onde eram realizadas por sacerdotisas para rituais de fertilidade e adoração, e também existem
pesquisadores que acreditam que ela tenha surgido com um povo mais antigo, os sumérios, proveniente de um ritual sagrado.
   O verdadeiro nome dessa dança é Raks Shaki (dança do oriente), no Brasil é chamada de Dança do Ventre, esta é uma dança produzida por mulheres e para as mulheres, foi desenvolvida num tempo onde às deusas estavam vivas e presentes em forma de mito, num tempo onde à mulher e a serpente eram
sagradas.
   Inicialmente praticada no Brasil, mas conhecida apenas por seus apreciadores, geralmente de origens orientais, difundiu-se no Brasil com a novela global “O Clone” exibida entre 1 de outubro de 2001 e 15 de junho de 2002, escrita por Glória Perez.
   Por excluir os homens de sua prática, a dança do ventre apresenta-se como uma dança de mulheres feita para seu corpo e sua feminilidade, tanto biológicamente quanto culturalmente.
   A dança, por ela mesma, desde o samba até o funk, é uma forma de exteriorizar sentimentos.
   Ela é uma linguagem do corpo, a dança do ventre mais que uma dança, é parte de um ritual sagrado.
   A mulher brasileira possui um biotipo miscigendo, uma grande diversidade de formas, geralmente não condizentes com os padrões de beleza atuais, onde uma abundância de formas é rejeitada por um ideal androgéno.
   Bastante presente nos relatos das dançarinas da dança do ventre foi a elevação e/ou o resgate da auto-estima.
   A maneira da dançarina se colocar no mundo expressa confiança, um processo de autoconhecimento que a coloca de frente com suas questões pessoais de aceitação de seu corpo e sua representação corporal no mundo.

Trechos retirados da Central da Dança do Ventre


 

5 comentários:

  1. Fiz uma aula de dança do ventre, gostei muito!!!! Pretendo voltar!!!
    Bjs
    Jana
    http://esmaltesdajana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Meu marido iria adorar hehe

    Beeeijooos

    http://re-becah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. eu sou gordinha e fiz dança do ventre quando pequena. Eu me apresentava em vários lugares fiz uns 4 anos + 6 de ballett + 5 de jazz + 6 meses de dança de salão.

    http://ellemoderne.blogspot.com/
    @raissa_neon

    ResponderExcluir
  4. Pena que o horário que tem aula aqui onde moro não coincide com minha folga no trabalho, senão já estaria fazendo a muito tempo!!!! Acho linda a dança!!!!
    Quem sabe um dia não consiga fazerr!!!!

    ResponderExcluir
  5. As votações pro três meses de destaque no manias já começaram,,,é só clicar nesse link aqui


    http://maniasgirls.blogspot.com/p/vote-aqui_02.html

    ResponderExcluir