quarta-feira, 4 de maio de 2011

Saúde da Mulher - As 7 Ameaças à Saúde da Pele

      Olá! Nós estamos sempre falando de moda, beleza e outras coisas mais, mas não podemos esquecer que a nossa SAÚDE tem que ser lembrada, e muito!
      Hoje vou abordar um tema muito importante, a saúde da nossa PELE, pois para ela estar linda, temos que cuidar, e como dizem: A BELEZA VEM DE DENTRO PARA FORA!
      Falando nisso, não esqueçam do nosso SORTEIO, de uma Máscara Hidratante Facial LineaVitta, da ArtMédica, que cuida da saúde da nossa pele deixando-a linda! Inscreva-se AQUI

Evite 7 ameaças à saúde da pele


Os cosméticos e os tratamentos estéticos são, sem dúvida, grandes aliados da pele saudável. Mas, isso não é tudo. Você pode contribuir nesta batalha contra o tempo evitando sete ameaças que fazem parte da vida e estão à espreita no dia-a-dia. Às vezes, é só mudar alguns hábitos diários que tudo melhora.
"A interação e a sinergia entre alimentação, estilo de vida, saúde, bem-estar e longevidade são determinantes para definir se a pessoa vai envelhecer bem ou mal", afirma a dermatologista Marcella Delcourt, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, de São Paulo. Acompanhe abaixo quais são as ameaças e como driblá-las.

1) Alimentação
O segredo para manter um corpo saudável e uma pele jovem e radiante é fazer uma dieta com antirradicais livres. Para isso, a dermatologista recomenda retirar das refeições todas as formas de açúcares refinados, alimentos processados, massas, pães, pastelaria, assados, lanches e alimentos muito tostados ou queimados.

Segundo ela, o corpo necessita de proteínas de alta qualidade para seu bom funcionamento (peixes, ostras, frango, ovos, iogurte, kefir e tofu), de carboidratos de baixo índice glicêmico (frutas e verduras frescas, grãos integrais e legumes) e de gorduras saudáveis (salmão, açaí, abacate, azeite de oliva extravirgem, nozes e sementes).

2) Sol
Marcella Delcourt explica que a radiação ultravioleta é o principal fator ambiental que provoca o envelhecimento da pele, além de gerar radicais livres e reduzir o nível de colágeno na pele. Para amenizar seus efeitos, o ideal é limitar a exposição ao sol a 20 ou 30 minutos diários e usar um filtro solar com fator UVA/UVB e chapéus ou bonés.

3) Estresse
O estresse é o mal da vida moderna, já que sua forma permanente e crônica pode levar a uma infinidade de problemas de saúde e também ao envelhecimento precoce.

Para quem vive estressado, a dermatologista recomenda tomar uma atitude a fim de prevenir ou aliviar seus efeitos. De maneira geral, é sempre bom dar uma parada na rotina e fazer uma avaliação da vida para encontrar os pontos que geram o estresse - só assim você estará munido para combatê-los. Uma dica é procurar técnicas de relaxamento com profissionais especializados.

4) Fumo
Se você está lendo esta matéria com o cigarro na mão, cuidado. O consumo de cigarros esgota o estoque de oxigênio e nutrientes vitais da pele, como as vitaminas A e C, essenciais para manter a pele jovem, hidratada e cheia de vida. E mais: o fumo acrescenta algo entre 10 a 20 anos à idade natural de uma pessoa, acelera o processo de diminuição do colágeno, resseca e enruga a pele. Precisa de mais motivos para parar de fumar?

5) Álcool
Marcella Delcourt explica que a desidratação induzida pela ingestão de álcool torna a pele mais propensa a linhas finas e rugas, poros abertos, descoloração, flacidez, menos elasticidade e rompimento de vasinhos no rosto. O jeito é diminuir ao máximo ou cortar a ingestão de bebidas alcoólicas.

6) Noites mal dormidas
Quando uma pessoa é privada do sono, a pele fica pálida, inchada e enrugada. Além disso, a falta de sono impede a liberação do hormônio da juventude, o GH, que acontece durante a noite. Não é à toa o dito popular que fala do "sono da beleza".

"O sono é muito importante para que as células se autorregenerem e proporcionem uma pele mais macia e radiante, além de evitar inchaço nas áreas dos olhos", diz a dermatologista.

7) Vida sedentária
Além de todo o bem que faz para a saúde de maneira geral, a atividade física pode contribuir para uma pele mais saudável. "Qualquer tipo de exercício tem um efeito poderoso, positivo e anti-inflamatório sobre todas as células, garantindo também uma pele bonita, com colágeno mais saudável e em maior quantidade", afirma a profissional.

6 comentários:

  1. ótimas dicas!
    cuidar da pele é essencial *-*

    beeeijos,
    http://heeymaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Bom, acho que o pior aqui comigo é a péssima alimentação, tá dose emagrecer 2 quilos. só como bobeira :((

    Beeeijooos

    http:/re-becah.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. São dicas muito importantes, eu preciso melhor muito no stress e nas noites mal dormidas.... BJuuuu

    www.sacoladamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. mtas esquecem da saude da pele ne?!
    boas dicas!!!
    ah tem um desabafo hoje la no blog! comente sua opiniao bjs!

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas, liinda s2
    Visita o blog, ta com um especial copie o cabelo das personagens de Pretty Little Liars!
    www.cherriesinthepocket.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. amei teu blog .........
    seguindo aqui ja .. te espero la no meu ta rolandoo
    muitos sorteios la
    bjos flor

    ResponderExcluir